Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Oi, gente! Eu sou a Aninha! Potterhead, v-lover, tinista e semideusa filha de Poseidon. Adoro música e leitura!

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Passeios Escolares (aulas de campo)

Todos nós já tivemos alguma excursão escolar, com certeza. Se você não teve, deve ser muito novo ou sua escola é diferente.
Se você ainda não sabe do que eu estou falando, nós, alunos, chamamos de passeios.
Os professores preferem usar o termo "aula de campo".
Nossos pais usam o termo excursão.
Ou não, isso varia de pessoa para pessoa.
Enfim! Vocês já sabem do que eu estou falando, não é?
Mas tem um pequeno problema... Cada lugar em que você vai com a escola merece um comportamento diferente. Não que você seja bagunceiro, mas durante passeios, as professoras querem um extra de comportamento. Seguem aí umas ANINHADICAS para cada tipo de ambiente:

- Museus:
Analise cada obra com atenção. Desligue seu celular para não pagar o mico de ter um whatsapp apitando no meio da explicação. Não fique afastado do grupo, pois pode se perder ou levar um sermão da professora. Você raramente consegue ouvir o que o guia está dizendo, por isso não conte muito com ele. Leia o que está escrito embaixo de cada obra. Nesse espaço, pode conversar, contanto que baixinho, e que não interrompa sua aprendizagem. Não falo isso por ser uma aluna chata e quietinha, digo porque a professora normalmente passa uma atividade com perguntas sobre a viagem, e você não vai querer errar tudo. Às vezes, pode até ser interessante.
- Shoppings:
É mais raro a escola te levar para o shopping, mas pode acontecer, seja para um ensaio geral, comprar livros ou alguma coisa. Todos nós já fomos para o shopping e sabemos como é mas mesmo assim é bom lembrar que não se deve puxar assunto com estranhos e sempre ficar próximo ao grupo. Você pode se perder facilmente, e por isso sempre use o uniforme. No caso de uma emergência, procure o guarda de segurança mais próximo e explique que você é da escola________ e se perdeu do seu grupo. Ele vai localizar um bando de crianças com a mesma roupa que você. Ah, e se você se perder CORRA até um guarda sem falar nada para ninguém. Não cofie em estranhos. Você também pode ligar para um colega que esteja num passeio e falar que se perdeu e sua localização, porém isso é mais difícil.
- Caminhadas e trilhas:
 Eu já fui para as dunas, e olha, foi HORRÍVEL, na minha opinião. O sol estava DE MATAR. Bem, para esse tipo de excursão prefira o uniforme de alças e bermuda. Passe protetor solar e vá de boné. Não esqueça de usar tênis, os mais fechados e confortáveis que você tiver. Se estiver com medo de que algum animal te ataque, ande marchando, batendo os pés com força no chão. Aposto que sua escola não colocaria a sua vida em risco, mas não faz mal marchar. Leve uma mochila de pendurar nas costas. Nela devem estar: uma garrafa de água gelada (térmica, de preferência), protetor solar, óculos escuros e um lápis caso precise.
- Peças teatrais ou filmes no cinema:
Saiba que você não pode conversar nesses locais. No teatro, obedeça a regra de não comer na plateia. Vale aplaudir e interagir com os atores da peça, mas sem exageros. Aplausos tem sua hora e não tem poruq eficar gritando e assobiando no meio da peça. No cinema, leve um casaco para o caso de sentir frio e faça xixi antes do filme, para não ter que sair no meio dele e perder a melhor parte. Preste atenção na escola, pois provavelmente ela será base para estudos mais tarde.
São basicamente esses os tipos de passeio. Se houver mais algum que não mencionei, comente.

Mas o ônibus não pode ser esquecido!
O passeio começa ao entrar no ônibus com sua dupla. Escolha seu melhor amigo, claro. Se ele for com outra pessoa, não é seu melhor amigo. Talvez eu esteja sendo muito dramática... Mas conforme for, escolha um bom amigo. Não faça revisamento, ou seja, não vá com fulano na ida e com beltrano na volta. Pode ser que não deixem você mudar de dupla.
Combine com ele que vai na janela na ida e quem vai na volta. É bom revezar.
Por mais que você ADORE ficar no fundão, eu não recomendo. A bagunça lá é inevitável e a professora não vai gostar.
O ônibus pode até proporcionar comida, mas para fazer na viagem  divertida, leve um pacote de guloseimas. Podem ser balas, biscoitos, pipoca ou salgadinho. Traga um estoque (ou seja, alguns pacotes) e compartilhe com os colegas. Fica ainda mais divertido quando a professora é chata e não deixa você dividir o lanche com seus colegas. Fica mais desafiador!
Uma vez eu sentei atrás de uma menina que havia trazido muitos pacotes de balas de gelatina, e toda hora e colocava a mão para trás, cheia de balas e dizia:
- Passa para fulano! Passa para sicrano!
E eu passava disfarçando, para a professora não ver. É claro que eu ficava com algumas...

Espero ter ajudado!
Um beijo viajante
Aninha!

Um comentário:

  1. Eu vou ter um, para um museu, obrigada pelas dicas, você é demais.
    Leti.

    ResponderExcluir