Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Oi, gente! Eu sou a Aninha! Potterhead, v-lover, tinista e semideusa filha de Poseidon. Adoro música e leitura!

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Brigas :/

Todo mundo briga. É o seguinte: Qualquer relação entre duas ou mais pessoas que convivam juntas, pode se desentender. Algumas vezes são pequenas intriguinhas, e outras, grandes problemas.
Todo mundo tem pai e mãe. Pode ser que sejam separados, que você não tenha conhecido, que um dos dois tenha morrido, ou até mesmo ter os dois em casa com você.
Com certeza eles já brigaram.
Se eles moram com você, já deve ter ouvido brigas. Às vezes eles brigam na nossa frente, escondidos no quarto... Mas briga de pai e mãe é inevitável de não se escutar, por mais que você já esteja dormindo a horas: você vai acordar e ouvir um pouquinho.
A questão é: Essas brigas assustam bastante, mas não se deve preocupar-se. Se você tem irmãos, deve entender bem. Se seus pais moram juntos, não vão ter a mesma resposma ta pra toda pergunta! Vão se desentender, muitas vezes. Seus avós, já brigaram. E você vai brigar com seu marido ou esposa quando crescer.
Por isso, vão aí algumas ANINHADICAS para lidar com brigas:

Se for com os pais: Todo mundo um dia briga com o pai ou a mãe. Isso é normal. O segredo para esse tipo de briga é ouvir, primeiro, tudo que eles têm a dizer, e depois, educadamente e respeitosamente, mostrar o que pensa sobre o motivo da discussão. Depois que os dois tiverem ouvido o que o outro tem a dizer, pense na briga e veja quem, para você, tem razão. Não grite com seus pais. Eles podem gritar, mas seja educado e calmo. Não importa o que aconteça, desculpe-se no final. Talvez seja uma boa hora para arrumar o quarto e gastar aqueles trocadinhos.

Se for com os irmãos: Isso é bem frequente em famílias grandes. Se você for a(o) irmã(o) mais velha (o), não se deixe levar pela diferença de idade. Você pode ser mais velho(a), mas não rebaixe seus irmãos e não tire vantagem disso. Se for o mais novo, lembre que seu irmão mais velho sabe um pouco mais que você, inevitavelmente. Ele pode tentar te rebaixar por ser menor, mas lembre a ele que você também entendeu direitinho tudo que se passou na briga. Para resolvê-las, primeiro, tente manter os nervos e não gritar. NUNCA bata ou empurre! Isso causa um desentendimento ainda maior! Primeiro diga: "Vamos parar de brigar, vamos conversar", para pararem de trocar gritos e insultos. Depois sentem e analisem o que aconteceu, sem levantar voz. Exponha seu ponto de vista, repassando toda a história da discussão pelo seu olhar, e deixe-o fazer o mesmo. Depois peça desculpas e o(a) abrace. Carinho com os irmãos nunca sai de moda!

Se for com o(a) amigo(a): Não fique "de mal". Isso complica a resolução do problema. Analise a situação e encontre meios de resolvê-la. Pode ser, que, na verdade, a causa tenha sido apenas um mal entendido ou uma discussão com dedinho de outra pessoa. Mas, pensando que vocês estão no auge da troca de gritos, Peça para parar. Chame seu amigo para conversar sozinho, num canto, sem "platéia". Conte para ele toda a verdade do que realmente aconteceu e depois deixe-o falar, para entender o lado dele da conversa. Assim que entender o que, na percepção dele foi agressivo, desculpe-se imediatamente. Se você estiver hesitando em pedir desculpas pois está muito chateado com o que ele(a) fez, pense nas coisas boas que já fizeram juntos e analise se vale mesmo a pena perder tantas aventuras que poderiam estar por vir se vocês resolvessem essa briga.

Se for com um Grupo de colegas: Primeiro tente organizar as coisas. Todo mundo, naturalmente, vai ficar gritando ao mesmo tempo. Tente ter a voz da razão para dar aquele grito de "Parem!!!". Então, o melhor é todo mundo sentar em círculo para evitar pancadaria. Seja calmo ao resolver isso.  Pode ser demorado, mas é necessário. Fale para todos o que realmente aconteceu, ao seu olhar, e não deixe que te interrompam. Depois pergunte se alguém quer acrescentar algo na história e os deixe falar. O melhor é dizer que todos erraram e pedir desculpas pela sua parte. Acrescente que um grupo deve se manter unido para vencer qualquer problema, etc, e que todos são culpados. Normalmente essas discussões acontecem pois nem todos concordam com algo, então proponha uma votação. É a maneira mais justa. Se todos tiverem propostas diferentes, chame um adulto para ajudar a decidir. Se depois do resultado ser anunciado alguém sair com raiva (fazendo birra), deixe-o ir e não vá atrás. Mais tarde ele vai notar que foi justo, e você pode, depois, tentar fazê-lo notar isso.

Se gostaram dessas ANINHADICAS: Comentem!!!! Se tiver um problema relacionado (ou não) a brigas, comente e fale do seu problema. Posso criar uma postagem para resolvê-lo. Se preferir, mande uma mensagem para minha página do facebook: AniiiinhaS2 (4 letras i) e mande uma mensagem.

Com amor, a Adolesçanda:
Aninha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário